Veja como foi o 1º Fórum Regional de Turismo do Polo

O 1º Fórum Regional de Turismo do Polo de Ecoturismo de São Paulo foi realizado no dia 30 de novembro, na Mansão Fato, espaço de eventos localizado no Polo de Ecoturismo. Com participação de cerca de 120 pessoas, o evento teve debates, capacitação sobre projetos e ações para o desenvolvimento do turismo na região.

O público-alvo foram empreendedores e gestores de estabelecimentos turísticos do território, além de agricultores, guias de turismo e monitores que atuam na região, assim como ativistas e líderes comunitários.

Carlos Fernandes, atual secretário de Segurança Alimentar, Nutrição e Abastecimento, participou de importante fase da elaboração do plano de desenvolvimento do Polo quando então estava na Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), atual Coordenadoria de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para ele, o ano foi de saldo positivo para o Polo de Ecoturismo: “A região tem atenção especial do prefeito Ricardo Nunes e teve um significativo crescimento em suas atividades em 2023, além ter ganho uma super visibilidade turística. Conseguimos concluir os trabalhos com a realização deste fórum inédito, com atenção especial da Secretaria Municipal de Turismo, somado a todas as iniciativas feitas por SMRI”, disse.

Estiveram presentes também a coordenadora de Turismo da SMTur, Karolini Barbosa; a diretora de Turismo de SMTur, Victória Magalhães; a assessora de SMRI, Michele Vicente; a diretora interina de Turismo da SPTuris, Fernanda Ascar, que foi mestre de cerimônias na ocasião, e Raquel Vettori, gerente de Operações de Turismo da SPTuris e palestrante do evento.

Entre as temáticas abordadas estavam políticas públicas para a região, turismo de base comunitária, cooperativismo, sensibilização à diversidade, acessibilidade e inclusão, prevenção de acidentes e segurança, experiências no turismo e boas práticas do turismo.

O Fórum foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Conselho Gestor de Turismo do Polo (Congetur) e realização da São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.