TERRA INDÍGENA TENONDÉ PORÃ

Ocupando quase 16 mil hectares, a TI Tenondé Porã abrange o território de quatro municípios paulistas, tendo sua maior presença na capital, no Polo de Ecoturismo de São Paulo. São 14 tekoás (aldeias) que compõem este território guarani – Krukutu, Takua Ju  Miri, Ka’Aguy Hovy, Yporã, Tekoa Porã, Kalipety, Ikatu Miri, Tape Miri, Kuaray Oua, Tenondé Porã, Yrexakã, Guyrapaju, Kuaray Rexakã e Kuaray Oua – sendo as mais populosas a Tenondé Porã e a Krukutu.

O relacionamento amistoso entre a terra e os guaranis é antigo e demonstrado em como este povo coleta materiais para o seu artesanato típico e ervas medicinais. 

Aldeia Guarani Tenondé Porã. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

É possível um não indígena visitar estas tekoás e conhecer um pouco da cultura e do dia a dia dos povos originários da região, desde que se respeitem as regras previstas no Plano de Visitação, elaborado pelos próprios habitantes.  

O visitante poderá participar de diferentes atividades, tais como vivência na aldeia, participar de brincadeiras típicas, trilhas em mata fechada, apreciação da culinária e da cultura local, além da compra de artesanatos.

Agende sua visita no site: tenondepora.org.br (obs: o portal está em processo de atualização, porém ainda é possível acessar e preencher as solicitações).