Parelheiros: lazer e ecoturismo no extremo Sul da capital

Cachoeiras, passeios a cavalo e trilhas são alguns dos programas que podem ser encontrados em Parelheiros, no extremo Sul da capital. O distrito, que completa 196 anos neste sábado (6) e celebrará a data no domingo (7), conta com um polo de ecoturismo, também subdividido com os distritos de Marsilac e Grajaú, que ocupa cerca de 28% da área do município.

Lá há mais de 30 pontos turísticos, que atendem os mais variados públicos. Quem quiser se divertir com aventuras aquáticas, por exemplo, deve procurar o Rincão Park. Os apaixonados por cavalos podem conhecer o Recanto Paraíso e, ao final do passeio, visitar o sítio Eco Jusa para experimentar café feito em fogão a lenha. No local há, ainda, o primeiro borboletário da cidade e um dos maiores do Brasil. Conta com mais de mil borboletas de quase 20 espécies, com estrutura para os visitantes conhecerem todas as fases da vida do inseto.

Eco Jusa, espaço com horta, armazém, alimentação e educação ambiental. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Caminhadas monitoradas e rafting podem ser praticados na Fazenda Maravilha, onde o turista terá acesso às cachoeiras do Sagui, Oásis e a desafiadora Raios de Sol, que tem três quedas. Na Terra Indígena Tenondé Porã, com quase 16 mil hectares, há 14 aldeias. As mais populosas são a que leva o nome do local e a Krukutu. A área pode ser visitada, desde que as pessoas respeitem as regras previstas no Plano de Visitação elaborado por seus habitantes.  

Para agendar a visita e saber como é a vivência na aldeia, assim como participar de brincadeiras típicas, fazer trilhas em mata fechada, apreciar a culinária e a cultura local, além de comprar artesanato, basta agendar neste site.


Aniversário
Parelheiros completa 196 anos neste sábado (6), porém a data será comemorada no domingo, 7 de maio, das 11h às 22h, na Rua Santa Terezinha do Prado. O evento, gratuito, contará com música ao vivo. Haverá apresentações do sambista Dudu Nobre e dos cantores Felipe Araújo e Lucyana Villar, além do grupo Sampa Crew e da banda Ao Cubo. Também será promovida uma feira de artesanato no Parque Linear, até as 17h. Cerca de 40 artesãos da região estarão comercializando suas peças e produtos orgânicos, com base em frutas nativas da mata atlântica.

As crianças terão como se divertir durante a comemoração. Uma piscina de bolinhas, uma cama elástica, um pula-pula e um tobogã permanecerão instalados no Parque Linear das 13h às 17h.

Sobre Parelheiros
Situado na região Sul de São Paulo, Parelheiros é considerado patrimônio ambiental e sua divisa está há cerca de 10 Km do mar. O espaço, situado em área de proteção aos mananciais, compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica, com biodiversidade preservada e área de grande produção agrícola.

A região equilibra as correntes térmicas com as menores temperaturas e a maior precipitação pluviométrica da cidade. Sua rede hídrica contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. As duas represas fornecem água para cerca de 25% da população da Região Metropolitana.

Parelheiros recebeu este nome devido às diversas corridas de cavalos (parelhas) entre germânicos e povos originários. Antes era conhecido como Santa Cruz, porque existia uma cruz no local. A posse do território teve início em 1829, com a chegada de 94 famílias alemãs em 1.829, cujos remanescentes habitam até hoje a região.

Serviço
Programação da festa de domingo (7)

11h – Abertura da Casa de Cultura de Parelheiros
13h – Infantil – Dança Tik tok
14h – Luciana
14h45 – Radical Dance
15h – Ao Cubo
16h – Sampa Crew
17h – Art Ofício/Cleverson Luiz e Dudu Nobre
19h – Cerimonial
19h30 – Doce Encontro
20h40 –  Felipe Araújo

Feira de artesanato
Parque Linear – Estrada da Colônia, s/nº


Agências especializadas para os passeios

Toca da Onça – (11) 95050-5082/(11) 99612-8858
Selva SP  – (11) 94701-7138
Bike do Polo – (11) 99812-0497
Discovery Fellows  – (11) 996168314
Okê  Aventura  – (11) 97409-8715
Infinity Soluções em Turismo  – (11) 99500-8113
Ângulo Travel  – (11) 98821- 4106