Novo Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável

Um novo Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável para o Polo de Ecoturismo de São Paulo 2025-2030 está em elaboração. Feito pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), por meio da São Paulo Turismo (SPTuris) e da Turismo 360 Consultoria, o novo plano prevê diagnóstico e novas ações para a região. Além disso, duas oficinas participativas – Bororé e Parelheiros, nas quais a população local pode contribuir com propostas. No cronograma também estão previstos uma consulta pública e validação junto ao Congetur.

“Assim, em 2025, teremos um novo plano de ação, para nortear as ações do governo, empreendedores e sociedade civil no desenvolvimento do turismo do Polo”, explica a gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris, Fernanda Ascar.

As atividades turísticas que mais se destacaram até o momento foram as experiências nas aldeias indígenas, vivências rurais nos sítios e as atividades nos atrativos naturais. Mas há muitas possibilidade de atividades turísticas a serem enfatizadas nos próximos anos!

PERFIL DE VISITANTE

Segundo a pesquisa de demanda turística feita pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, o perfil do visitante do Polo é de adultos com mais de trinta anos, pós-graduados, das classes C e B, e que gastam, em média, R$ 116 num dia de visita.

As maiores conquistas no turismo da região até o momento foram a melhoria na oferta turística e na infraestrutura, a visibilidade do território e as articulações com os atores locais – tudo isso impulsionado por políticas públicas certeiras.