Localizada no Mercado Municipal de Pinheiros, a Vitrine do Polo traz aos paulistanos sabores e artesanato da área mais rural da cidade, valorizando o produtor rural e as práticas de sustentabilidade. Ali estão reunidos diversos produtores e artesãos da região de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé. Na Vitrine, é possível adquirir diversos produtos, tais como geleias, licores, cachaças, mel, roupas infantis, bolsas, colares, brincos, cosméticos e arte indígena. Tudo produzido pelas mãos dos habilidosos moradores da região. A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CCDS) da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.
O objetivo é a promoção e comercialização dos produtos do território. Os visitantes podem acessar a exposição, degustação e comercialização de produtos artesanais produzidos pelos agricultores locais. É também propósito da Prefeitura fomentar o ecoturismo e desenvolver a agricultura familiar, sustentável e orgânica na região.
Este local reúne um mix de produtos e serviços com foco na promoção da economia circular, o que gera emprego e renda a pequenos empreendedores e fortalece o crescimento de uma outra modalidade de turismo na capital, com uma pegada de desenvolvimento sustentável – compromisso do Plano de Metas da Gestão Ricardo Nunes.
O Polo de Ecoturismo de São Paulo é rico em natureza, cultura e economia criativa. Além de sítios com produção orgânica, a região conta com diversos empreendedores que produzem geleias, cachaças, licores e antepastos, feitos com produtos típicos da Mata Atlântica; frutas desidratadas; meliprodutos; bordados, artesanato e arte ecológica sustentável; cosméticos naturais (sem testes em animais); produtos orgânicos certificados; funghi e derivados; legumes e verduras orgânicas; PANCs (plantas alimentícias não convencionais); compostos orgânicos, entre outros itens, todos feitos artesanalmente, na região mais ecológica da cidade.
Seja pelo trabalho cuidadoso da terra, seja pela criativa mente dos artesãos, os produtos se destacam pela sua característica única de refletir a abundante natureza local, valorizando os frutos típicos da Mata Atlântica; pelas matérias-primas naturais, como sementes; pela fauna dos parques naturais municipais, que está presente nas estampas; e também é possível ver um pouco do modo de vida das comunidades indígenas.
Além disso, o visitante pode buscar mais informações sobre os atrativos e a visitação do Polo de Ecoturismo de São Paulo. A ideia é que essa pequena amostra das riquezas do Polo de Ecoturismo de São Paulo desperte nos visitantes a curiosidade para visitar essa região pouco conhecida da cidade.
Produtores e expositores
Recanto Magini
Recanto do Jakinha
Sítio Nossa Vida
Mondury
CoguLi
Ateliê Samaruka
Nolunesa
Mulher Rendeira
Agulha Doce
Pérola Cosmétick
Matos Wood
Comitê Interaldeias
Sobre o Mercado Municipal de Pinheiros
O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado de Pinheiros, foi inaugurado em 1910. Erguido primeiramente onde hoje é o Largo da Batata, na Av. Brigadeiro Faria Lima, devido a esse ser então um ponto estratégico no caminho de tropeiros e comerciantes, era o preferido dos produtores oriundos do interior do Estado. Depois, foi reerguido no atual endereço, em 1971. Atualmente, conta com 39 boxes, entre empórios, mercearias, peixarias, quitandas etc., além de opções gastronômicas.
Vitrine do Polo de Ecoturismo no Mercado Municipal de Pinheiros
A loja Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo fica no piso inferior do Mercado.
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h