Evento Abeta Conecta aconteceu de 23 a 25 de maio, fechando o mês repleto atividades como a Semana da Compostagem e passarinhadas
O Polo de Ecoturismo de São Paulo – Parelheiros, Marsilac, Ilha do Bororé recebeu mais uma edição do Abeta Conecta – Encontro regional de ecoturismo e turismo de aventura, realizado de 23 a 25 de maio. O evento foi uma oportunidade de participantes terem contato com profissionais do segmento, fazer integração e capacitação com discussão das inovações e do futuro do mercado.
Foram três dias de atividades com a equipe da Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, inclusive com representantes de outros estados brasileiros, que trataram sobre legislação, formatação de produtos, vivências e experiências, comunicação, marketing digital e mídias sociais, boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Os dois primeiros dias do encontro foram realizados no Parque Natural Municipal (PNM) Itaim, e o terceiro dia em um novo atrativo a ser inaugurado na região, Estância e Parque Ecológico das Águas, no bairro de Colônia.
Uma das ações resultantes foi a plantação de mudas para um bosque no PNM Itaim feita pelos participantes do evento, representando simbolicamente o cuidado e preservação do destino do Polo de Ecoturismo.
O evento foi uma contrapartida pelo investimento do Abeta Summit, realizado no segundo semestre de 2022 na Oca do Ibirapuera, e teve estrutura fornecida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, além do apoio da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (Secds), da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e da São Paulo Turismo (SPTuris).
Outras atividades
O mês de maio foi bastante movimentado na região do Polo, que teve a Semana da Compostagem de 7 a 13 de maio, com evento de encerramento na propriedade Planta Feliz e participação do prefeito Ricardo Nunes.
Além disso, outro evento realizado na Cidade Universitária, a Avistar Brasil 2023, celebrou as aves e a natureza com feira, exposição, congresso e encontros de 19 a 21 de maio. E duas passarinhadas, com saídas para observação de aves foram realizadas também em locais do Polo, reforçando o papel de protagonismo do Polo como destino de ecoturismo na cidade de São Paulo.