O Polo de Ecoturismo está localizado no extremo sul de São Paulo, há cerca de 30km de distância do Centro da cidade. É uma região extensa e, em alguns pontos, de difícil acesso. Caso tenha interesse em visitar os atrativos da região, um bom planejamento é recomendado.
Clique nos assuntos a seguir e confira algumas dicas básicas para tornar sua visita ao Polo a mais proveitosa e agradável possível.
COMO CHEGAR
Um dos pontos de entrada do Polo de Ecoturismo é a Central de Informação Turística, que fica próxima ao portal de Parelheiros, há cerca de 30km da região central de São Paulo. Confira a seguir como chegar até o local.
O principal acesso à região é a Avenida Senador Teotônio Vilela, a qual se pode chegar pela Ponte do Socorro, via Avenida Atlântica, margeando à represa Guarapiranga, ou pela Ponte Jurubatuba, via Avenida Interlagos, passando pelo Autódromo.
A partir da CIT, é importante traçar os trajetos para os atrativos escolhidos, pois pode ser necessário atravessar estradas rústicas de terra.
A Central de Informação Turística está localizada em frente ao terminal de ônibus Varginha.
Também há a Estação Varginha, da Linha 9-
Esmeralda da CPTM.
Para informações sobre transporte público, acesse o site da SPTrans ou do Metrô CPTM.

DICAS DE VIAGEM
Alguns locais, como os Parques Naturais Municipais, são aberto à visitação, gratuitamente. Porém, muitos outros locais do Polo somente podem ser visitados mediante agendamento prévio! Esses atrativos têm horários de funcionamento restritos e/ou requerem o acompanhamento de um monitor local. Confira sempre e entre em contato para realizar o agendamento com antecedência.
Por ser um território com muitas peculiaridades, a contratação de guias de turismo ou agências especializadas é altamente recomendada. O acompanhamento de um profissional pode tornar seu passeio muito mais agradável, informativo e, principalmente, seguro. Confira aqui algumas agências que operam passeios na região.
Alguns guias super experientes do Polo e seus perfis de Instagram:
Cibele Eloá @cibeleeloa
Julio Prado @guia_julioprado
Naiche Bentubo @naichetur
Sugere-se ao visitante utilizar sempre roupas e sapatos confortáveis, de preferências calçados fechados, uma vez que muitas experiências do Polo são vivências em meio à natureza, como trilhas e esportes de aventura. Não se esqueça da garrafa d’água, um lanchinho rápido, o repelente e o protetor solar. A temperatura na região pode oscilar bastante, portanto, levar um agasalho é sempre recomendado.
Caso sofra alguma picada de animais peçonhentos, procure por um dos serviços de saúde indicados nesta página.
Em algumas áreas do Polo o sinal de celular e internet é bem prejudicado. Avise sempre a alguém sobre o seu passeio e tenha ciência de que você poderá ficar sem acesso a esses serviços.
Baixe o mapa do Polo antes de sua viagem (clique aqui) e salve o trajeto no seu aplicativo de preferência.
Por conta do fraco sinal de telefonia e internet, alguns estabelecimentos podem ter problemas com sistemas de pagamentos eletrônicos, como pix ou cartões. Tenha sempre uma alternativa de dinheiro em espécie, caso queira fazer compras ou consumir algo nos restaurantes e bares da região.
Alguns trechos podem não ter asfalto.
DICAS DE BOA CONVIVÊNCIA COM O MEIO AMBIENTE E COMUNIDADES LOCAIS
- A região é composta por diversas unidades de conservação, com quilômetros de Mata Atlântica intocada. A presença indígena é marcante no território, assim como a existência de sítios de agricultura familiar e a influência de imigrantes. De modo a respeitar o meio ambiente e a cultura dos povos que habitam o local, é importante observar algumas dicas de boa convivência, garantindo boas lembranças tanto para os visitantes quanto para a comunidade local.
- Leve com você somente as boas recordações do passeio e fotos incríveis para compartilhar com a família e os amigos; portanto, não retire plantas nativas ou frutos das florestas e, principalmente, não deixe lixo!
- Evite fazer barulhos que possam incomodar os animais e/ou a comunidade local. Desfrute do momento de paz e do contato com o meio ambiente.
- Não alimente os animais silvestres. Essa interação pode interferir no ecossistema local.
- Cuidado para não causar incêndios. Apague e leve as pontas de cigarro com você!
- Recomendamos que não leve seu bichinho de estimação para as experiências de natureza. Com o contato com o ambiente silvestre, ele pode contrair ou transmitir doenças para os animais da fauna local. Em geral, as áreas naturais não permitem pets, mas algumas atrações específicas são pet friendly. Consulte antes de levar o seu animal de estimação.
- Para a sua segurança e, de modo a evitar qualquer risco de acidente, mantenha-se sempre nas trilhas e não se separe do seu grupo.
- Especialmente em território indígena, procure pedir autorização antes de fotografas as pessoas.
- Antes de serem pontos turísticos, os locais de visitação são a residência dos moradores e devem ter sua privacidade respeitada.
- Caso tenha interesse em visitar a Terra Indígena Tenondé Porã, procure informar-se previamente sobre as normas de visitação e o manual de conduta elaborado pelos próprios habitantes. O agendamento prévio é sempre necessário. Não entre em território indígena sem que tenha agendado a visita. As aldeias são demarcadas e trazem essa informação em placas de advertência.
- Os animais são seres sencientes. Em respeito aos direitos dos animais e às leis brasileiras, não abandone! Abandonar animais é crime. (Lei Federal n° 9.605/98)
SERVIÇOS E CONTATOS
Hospital Estadual do Grajaú – Prof Liber. John Alphonse di Dio
R. Francisco Octavio Pacca, 180 – Parque das Nações
(11) 3544-9443
Hospital Estadual Vital Brazil
Avenida Vital Brazil, 1500 – Butantã
(11) 3726-7962
Hospital Municipal de Parelheiros – Josanias Castanha Braga
R. Euzebio Coghi, 841 – Jardim Roschel
(11) 4673-9660
Hospital Municipal Capela do Socorro
R. Cassio de Campos Nogueira, 2031 – Jardim das Imbuias
(11) 5527-1060
PS Municipal Balneário São José
R. Gaspar Leme X R. Manoel Alves de Souza, 200 – Balneário São José
(11) 5979-7073
UPA Dona Maria Antonieta Ferreira de Barros
R. Antonio Felipe Filho, 180 – Grajaú
(11) 5928-0345
UPA Jardim Icaraí Quintana
R. São Roque de Paraguaçu, 190 – Vila Quintana
(11) 5925-2222
UPA Parelheiros
Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 – Jardim do Alamos
(11) 5683-8900
25° Distrito Policial de Parelheiros
Rua Humberto Ravello, 9 – Jardim do Centro
Tel.: 11 5920-8959
Inspetoria Regional Parelheiros
Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 – Jardim Casa Grande
Tel.: 11 5921-4217
Base da Guarda Civil Ambiental
Estrada do Curucutu, 48 – Cipó do Meio
Tel.: 11 5921-1990
2° Companhia Militar do Estado de São Paulo
Estrada Ecoturística de Parelheiros, 6755 – Jardim do Centro
Tel.: 11 5641-0811