A tekoa Tenonde Porã, conhecida também como aldeia da Barragem, é o lar da maior população Guarani Mbya no Brasil, abrigando aproximadamente mil pessoas. O nome da terra indígena é uma homenagem à aldeia mais populosa na região.
Desde os dias em que as primeiras famílias guarani cultivavam suas roças nas proximidades da represa Billings, muita coisa evoluiu. Atualmente, a aldeia conta com uma gama de estruturas, incluindo uma Escola Estadual Indígena, Posto de Saúde, Centro de Cultura e Educação Indígena (CECI), além de áreas dedicadas a roças e espaços coletivos. Nestes locais, uma variedade de projetos é desenvolvida, todos voltados para o fortalecimento da rica cultura guarani.
Ao visitar a aldeia, são oferecidas diversas atividades que possibilitam conhecer e vivenciar a cultura indígena: trilhas, nas quais explicam o modo de vida Guarani, sua relação com a mata e curiosidades da flora e da fauna; palestra sobre a cultura Guarani: sua história, aspectos da vida comunitária e sua espiritualidade; apresentação do coral de crianças da aldeia, acompanhada de mbaraka (violão guarani) e rave’i (rabeca guarani); degustação da comida tradicional à base de variedades de milho, batata doce e outros produtos cultivados por eles; jogos e brincadeiras Guarani: competições com guyrapa (arco e flecha) e danças do xondaro (guerreiro guarani) e tangara, danças essas em que são testadas sobretudo a resistência e as habilidades de esquiva dos participantes.
Há também exposição e venda de artesanato Guarani: ajaka (cestaria produzidas com tiras de taquara), colares e brincos de sementes e miçangas, além de pequenas esculturas de animais que habitam a terra indígena esculpidos em madeira. Oferecem ainda uma vivência na aldeia, com quatro dias de imersão no cotidiano dos Guarani.
Venha explorar as tradições, a história e os projetos inovadores desta vibrante comunidade, enquanto desfruta de uma experiência única na tekoa Tenonde Porã. Conheça o Plano de Visitação da Terra Indígena Tenondé Porã e saiba sobre o agendamento no site www.tenondepora.org.br.