Sucesso de público, de integração e de capacitações, o 3° Fórum Regional de Turismo do Polo reuniu mais de 120 participantes, entre empreendedores do Polo, profissionais do setor de Turismo, autoridades e servidores municipais. A realização foi da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo.

Durante o evento, foi lançado o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Polo de Ecoturismo – Horizonte 2025-2030, documento elaborado pela SMTur e com apoio do CONGETUR (Conselho Gestor do Polo), SPTuris e Turismo 360 Consultoria. O processo de planejamento do plano foi desenvolvido sob a luz dos princípios da sustentabilidade e do turismo responsável e com uma abordagem participativa, visando trazer a comunidade e empresários locais como atores centrais na definição da estratégia e das ações para o turismo na região.

No evento teve também o Prêmio Vai de Roteiro Eco, para os atrativos participantes do programa que foram mais bem avaliados pelos visitantes em 2024. Venceu como melhor atrativo a Planta Feliz Adubo e como melhor local gastronômico o Restaurante da Marlene. O Parque Natural Municipal Itaim foi avaliado como o melhor parque público da região. Foram ainda homenageados o guia Naiche Bentubo e o monitor Marivaldo Lopes. No quesito melhor atrativo ficaram classificados: em 5° lugar, The Roça Parque; em 4° lugar, Sítio Yoneyama; em 3° lugar, Recanto do Jakinha; em 2° lugar, o Sítio Nossa Vida. O Sítio Nossa Vida ficou em 2° lugar também na categoria Alimentação.

Estiveram presentes o secretário municipal de Turismo, Rui Alves; o subprefeito de Parelheiros, Marco Furchi; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
As palestras foram de Luiz Del Vigna, da Abeta, sobre Sistema de Gestão de Segurança no Turismo – Reduzindo os Riscos nas Atividades; de Fernando Beltrame, com Regenerar é Preciso: Lições da COP30 para Transformar o Turismo Local; e da consultoria Turismo 360 vieram Marcela Pimenta e Mariana Maria Oliveira, com Da Jornada à Transformação: Qualidade que encanta, Experiência que transforma.

Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Polo, a Secretaria Municipal fez questão de que o Fórum fosse o mais sustentável possível. Por isso, foi feita a compensação de carbono com a empresa parceira Eccaplan, que entregou para o Secretário de Turismo Rui Alves o Selo Evento Neutro, por quantificar e compensar as suas emissões de CO2, apoiando projeto ambiental certificado.

E, ainda, alinhado ao programa Vai de Roteiro, a Secretaria Municipal de Turismo, com o objetivo de informar melhor o visitante do Polo e criar uma identidade padrão entre os atrativos, presenteou cada um dos atrativos participantes do programa com duas placas de sinalização: uma com um mapa apresentando as atrações do Polo, e outra com informações sobre o local visitado.



