Oficinas participativas gratuitas, degustação de produtos e Concurso Gastronômico são algumas das atrações do evento, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro
Polo de Ecoturismo de São Paulo, 13 de outubro de 2025 – A região do Polo de Ecoturismo de São Paulo receberá a 16ª edição do Festival Gastronômico e Cultural da Rota do Cambuci em Parelheiros, um evento que faz parte da Rota Eco Gastronômica do Cambuci e é voltado à gastronomia sustentável. Ele acontece nos dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo, na Praça Júlio César de Campos (Igreja de Santa Cruz), com feirinha e degustação de diversos produtos feitos a partir de frutas nativas da Mata Atlântica, como o cambuci e a uvaia, além de música ao vivo, oficinas, palestras, atrações para a criançada, artesanato local e concurso gastronômico.
“A Rota do Cambuci é um coletivo de agricultores que engloba todo o Cinturão Verde do litoral do Estado de São Paulo, e que indicam guardiões da Mata Atlântica, cujo objetivo é de cultivar, valorizar e proteger o bioma, ao oferecer uma forma de produção sustentável e que gere renda para as populações locais; afinal, isso melhora a qualidade de vida dessa população, sem agredir o meio ambiente”, explica Junior Magini, presidente do Congetur (Conselho Gestor do Polo de Ecoturismo de São Paulo), guardião de Parelheiros e proprietário do Recanto Magini, um dos espaços organizadores do Festival, e que cultiva frutas nativas da Mata Atlântica, comercializando produtos derivados, como geleias artesanais, antepastos e cachaças.

O público poderá experimentar geleias, licores, bolos e outros produtos artesanais que serão apresentados no evento, além de ter a oportunidade de participar de oficinas de culinária.
Haverá ainda programação com apresentações musicais de artistas locais, feira de artesanato e o Concurso Gastronômico do Festival de Parelheiros, que está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro. Cada interessado pode inscrever até três receitas nas quais o cambuci deve ser o ingrediente de destaque no prato.
O evento é organizado pelo Recanto Magini e pelos produtores rurais do Polo, em parceria com Instituto Auá, com destaque e protagonismo para a agricultura familiar e a produção sustentável, que garantem a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Outra opção para comparecer ao Festival é pelo programa Vai de Roteiro, da Prefeitura de São Paulo. Haverá um grupo no dia 25 e um no dia 26 de outubro. As inscrições são gratuitas, confira mais informações no site do Polo de Ecoturismo.
16º Festival Gastronômico e Cultural da Rota do Cambuci em Parelheiros
Sábado, 25 de outubro
– 10h – Cerimônia de Abertura
– 11h30 – Oficina: Rafael Husta (Mogi das Cruzes) — Plantio e manejo; cuidados com as frutas nativas da Mata Atlântica (ênfase no cambuci).
– 13h30 – Oficina: Adriana Munhoz (Paraibuna/SP) — Demonstração ao vivo do “Vinagrete Toscano com Cambuci” (receita premiada).
– 14h30 – Oficina: Plantio de mudinhas em vasinhos (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento de São Paulo).
– 16h — Oficina culinária: Beth Sá — Receita rápida: mix de cambuci + jussara; possibilidades de uso culinário das frutas nativas.
– 20h — Show de encerramento do dia com artistas locais.
Domingo, 26 de outubro
– 9h – Abertura.
– 10h30 – Oficina: Beth Sá + convidado especial — Receita especial com frutas nativas.
– 14h – 3º Concurso Eco Gastronômico do Cambuci de Parelheiros – Apresentação dos pratos inscritos nas categorias: Doce, Salgado e Bebida.
– 18h — Show de encerramento do festival.

3° Concurso Gastronômico – Sabor da Mata
No 3° Concurso Gastronômico do 16º Festival Gastronômico e Cultural da Rota do Cambuci em Parelheiros é possível inscrever até 3 receitas para participar do concurso Sabor da Mata, sendo o CAMBUCI o ingrediente de destaque no prato. Serão premiados os primeiros colocados com as melhores receitas nos seguintes quesitos:
• Melhor receita doce;
• Melhor receita salgada;
• Melhor receita de bebida.
Os primeiros colocados em cada quesito receberão como prêmio uma cesta de produtos.

Quer conhecer um pé de cambuci?
Há diversos lugares no Polo de Ecoturismo que recebem visitantes e onde é possível ter a experiência de colher o cambuci no pé, tomar um suco ou um sorvete de cambuci:
- Recanto Magini, um sítio de agricultura familiar especializado em produtos derivados de frutos típicos da Mata Atlântica, como o cambuci e a uvaia.
- Restaurante da Marlene, que vende produtos derivados da fruta e usa o cambuci no preparo dos alimentos.
- SelvaSP, com sorvete, suco, cachaça e alguns pés da fruta.
- Chácara Santa Ana, com agrofloresta, trilha da Mata Atlântica e cultivo orgânico do cambuci.
- Vitrine do Polo, que vende produtos à base de cambuci, além do sorvete da fruta, no Mercado Municipal de Pinheiros.
Sobre o Polo de Ecoturismo de São Paulo
O Polo de Ecoturismo de São Paulo, região mais ecológica da cidade, é rico em natureza, cultura e economia criativa. Além de sítios com produção orgânica, a região conta com diversos empreendedores que fazem produtos feitos com frutos típicos da Mata Atlântica, além de artesanato e arte ecológica sustentável e produtos orgânicos certificados.
A região possui uma grande importância e riqueza ambiental. Ao longo dos mais de 400km² de extensão, encontram-se importantes unidades de conservação, como áreas de preservação ambiental, parques naturais, reservas particulares de patrimônio natural, além da Terra Indígena Tenondé Porã. Parte da extensão do Polo é definida como zona rural.
Em toda essa extensão territorial é possível encontrar atrações, como cachoeiras de águas cristalinas, sítios agroecológicos, patrimônio histórico e importantes marcos culturais da cidade.
Serviço:
16ª Rota do Cambuci
Data: 25 e 26 de outubro
Horário:
- 25/10 (sábado), das 10h às 22h
- 26/10 (domingo), das 9h às 20h
Local: Praça Júlio Cesar de Campos (Praça de Parelheiros), onde está a Igreja Santa Cruz
Site do Polo
Saiba mais sobre o Cambuci e a Rota do Cambuci.
Redes sociais do Polo
Encontre o Polo de Ecoturismo usando o endereço @polodeecoturismosp no Instagram. Facebook, YouTube e TikTok.
Dúvidas e contato
Envie um e-mail para [email protected] .

